O "Arauto"

 

O “Arauto”, um jornal informativo, recreativo, doutrinário e cultural foi fundado em Outubro de 1957 por alunos do Liceu Nacional da Horta. Recordamos que 1957 foi um ano marcante, pela "chegada" do tão desejado 3º Ciclo (os 6º e 7º anos) e, pela erupção do Vulcão dos Capelinhos. 
Até Maio de 1971 foram publicados 66 números do “Arauto” e, dois anos mais tarde, foi ainda editado outro número (Maio de 1973).

Hoje (2014), os alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, herdeira do Liceu Nacional da Horta, publicam, com outro figurino, o seu jornal que mantém a designação de “Arauto”.

Memórias dos jornais académicos do Liceu da Horta

Os alunos do Liceu da Horta cedo começaram a marcar presença na imprensa!
Disso mesmo nos dá conta Carlos Lobão em Liceu da Horta-Memória institucional (2004).
Assim, desde 1875 até hoje…conhecem-se sete jornais académicos:
- No dia 1 de Novembro de 1875 surgiu o primeiro jornal editado pelos alunos, precisamente com o nome “Lyceu da Horta”. Este quinzenário literário teve 14 números publicados, até 14 de Fevereiro de 1877.
- Em Janeiro de 1892 foi fundado “A Primavera”, um semanário literário e noticioso, que contou com oito números, o último dos quais em 17 de Março.
- Entre 27 de Maio de 1894 e 31 de Janeiro de 1895 os alunos editaram “A Estudantina”, uma folha literária, inicialmente chamada “A Aurora”. 
- Seguiu-se-lhe, treze anos depois, o semanário académico “Lyceu da Horta”, a 1 de Março de 1908, cuja duração é desconhecida.
- No ano académico de 1925-1926, os alunos do Liceu editaram o jornal literário quinzenário “O Estudante”.
- E, cinco anos mais tarde, em 17 de Outubro de 1931, surgiu novo jornal quinzenário, “Mocidade Académica”, que publicou 57 números, sendo o último de 30 de Abril de 1934.

Podemos agora recordar aqui as 66 edições do ARAUTO !

Este, e os outros jornais, constituem uma referência do tempo do Liceu e do ambiente juvenil na Horta de cada uma das épocas. Faz, portanto, todo o sentido reunir aqui, neste sítio de memórias, a coleção do ARAUTO. Percorrendo as sua páginas, os Antigos Alunos vão (re)encontrar nomes, referências a anos e turmas que poderão ser as suas!... Vão reler textos escritos por colegas que não veem há muito… Notas que despertarão memórias e emoções de um tempo em que cresceram!

 

 

[voltar]